Momento nostalgia (Pule esta parte se você quiser ir direto ao assunto) Os primeiros artigos deste site datam lá dos idos de 2004, uma época em que havia uma efervescência em torno do conceito de “Software Livre”, que depois acabou definhando em favor do conceito de “Código Aberto”. Naquela época, as pessoas acompanhavam diariamente as
Categoria:Categoria:Carreira e Gestão
Home Office de A a Z
Com o COVID-19, o home office veio pra muita gente que nunca trabalhou em casa. Aqui, isso já é regra há algum tempo, cada colaborador trabalha na sua casa, ou não. Fica a critério de cada um. Mas leva um tempo até se acostumar com tudo isso e não é fácil montar um ambiente de
DBaaS não precisa de DBA?
Semana passada, postei sobre um trabalho para uma startup aqui de São José dos Campos numa base RDS da AWS, ou seja, um Database as a Service (DBaaS). A imagem abaixo era para ser autoexplicativa. Acontece que a postagem gerou uma certa polêmica no Facebook, então gostaria de esclarecer alguns pontos. O cliente O que
SQL = papel & tinta
Hoje eu me deparei com uma pessoa que perguntava sobre uma ferramenta para ajudar a escrever consultas SQL graficamente. Estava quase respondendo o cara quando lembrei que um dia eu já fui assim. O primeiro banco de dados relacional com qual eu já trabalhei foi o Access 2.0. Sim senhores, eu já fiz isso, há
Escrever é preciso!
Hoje de manhã um DBA comentou que numa seleção de emprego a primeira fase consistia numa redação. Parece incrível mas houve quem achou isso ruim. Sim, há quem pense que isso não seja mais importante. Pense bem, a maior parte do nosso trabalho é escrever código, ler código, interpretar e reagir. Escrevemos para outras pessoas
Hangout ao vivo sobre o Perfil do DBA no Brasil
Senhores, em agosto realizei aqui uma pesquisa sobre o “Perfil do DBA no Brasil”. Quem não respondeu à pesquisa, tem até o dia 10/11/2015 para responder. Pois nesse dia vou apresentar os dados em grande estilo, com 3 convidados para lá de especiais: Resumindo: Vejo vocês lá!
Cursotoria
Sim, após inúmeros pedidos, a Timbira vai lançar em breve seu “portfólio” de cursos de PostgreSQL e coisa e tal. O Euler tem trabalhado muito no material didático e já está fazendo alguns cursos ad hoc por aí. Eu sei, cursos são bacanas e o povo gosta deles. Mas nos meus anos de consultoria por
Não use o Postgres… embarcado.
Não é a primeira vez, não será a última que aparece um maluco com esse tipo de ideia. Já ouvi gente querendo rodar Postgres até em celular. O pessoal se empolga com o Postgres. Ele é bacana e coisa e tal, mas tem limitações. Ele pode não ser a solução ideal para aplicações embarcadas. Ok,
3 regras do DBA
Esse eu estou copiando do Database Cast sobre Disaster e Recovery (recomendo ouvir o episódio). Bom, ei-las: OBS: em alguns casos, se o cara for muito chato, é OK pular direto para a 3ª regra. Outra pérola no mesmo programa: “Discutir a relação” com a patrôa ou “Disaster Recovery” ?
Seja produtivo, não use Windows!
Bom, já faz um mês que estou de emprego novo. Muita coisa mudou de uns tempos para cá. Muita coisa aconteceu na família e na vida como um todo. É muito pouco tempo para emitir qualquer opinião sobre o novo trabalho. Muita coisa nova. Ao invés de ficar como DBA fixo num único cliente, vou
