Acabou o espaço em disco!

Todo DBA um dia vai se deparar com esta situação. Um colega na lista chegou nesta situação e perguntou o que fazer. Antes de comprar um novo disco: Vejamos o que podemos fazer antes de sair correndo para colocar um novo disco. VACUUM Antes de mais nada, você deve rodar um VACUUM FULL no se

Planos de hospedagem para banco de dados

É comum aparecer alguém na lista do PostgreSQL perguntando sobre um bom plano de hospedagem para o PostgreSQL. Sei que existem alguns, mas nunca tive a oportunidade de testar um. Na verdade, seria uma boa idéia criar uma lista de provedores! Então porque estou escrevendo sobre isso? Bom a questão é que hospedar um PostgreSQL

Movendo usuários entre bases

Um pequeno lembrete para mim. Estou migrando do Oracle 9i para o 10g utilizando export e import. O export por esquema “exp… owner… ” não traz para o Oracle 10g os usuários, portanto a importação irá falhar. O jeito é exportar primeiro os usuários. O procedimento é simples, basta puxar os usuários da tabela ‘dba_users’,

screen

Bem, muitos já conhecem o screen, mas fica aqui a dica para quem nunca utilizou… Como sempre, tenho que acessar diariamente alguns servidores utilizando uma conexão SSH. Algumas vezes faço operações demoradas como um DUMP de um banco de dados e minha conexão cai. O jeito para resolver isso é usar o “screen”. Após instalado

Debian Unstable

A partir do lançamento do Sarge eu passei a utilizar definitivamente a versão Stable do Debian no meu Desktop no trabalho. A posição era bastante conservadora, mas ambiente de produção é ambiente de produção. Não dava para ficar perdendo muito tempo com dependências quebradas e coisas do tipo. Na verdade isso também refletiu a minha

FreeNX

Finalmente coloquei para rodar o FreeNX aqui no trabalho. A ideia é poder acessar algumas ferramentas gráficas remotamente. Apesar de eu utilizar muito SSH e isto resolver boa parte do trabalho, para acessar algumas coisas a interface gráfica ainda é desejável. Outras opões seriam: Fiquei com o FreeNX que já foi muito utilizado pelo msinhore

Cadê a minha máquina nova?

Depois de conseguir um empréstimo bacana e um pouco de paitrocínio encomendei minha máquina nova… eu estava feliz da vida e até postei alguma coisa sobre o assunto! Sempre achei arriscado esse negócio de importar equipamento. Mas meti na cachola que eu queria uma placa MSI, pois estava decepcionado com a ASUS. Cheguei até a