Todo DBA um dia vai se deparar com esta situação. Um colega na lista chegou nesta situação e perguntou o que fazer. Antes de comprar um novo disco: Vejamos o que podemos fazer antes de sair correndo para colocar um novo disco. VACUUM Antes de mais nada, você deve rodar um VACUUM FULL no se
Categoria:Categoria:Instalação e Setup
Escolhendo uma Distribuição Linux
Eu acompanho o do Avi Alkalay há algum tempo e já o vi em alguns eventos por aí. Acho interessante acompanhar os posts de alguém bem antenado, com um bom nível cultural e… bem, e ver um pouco da IBM nas suas postagens. Neste em especial, acho que a visão da IBM no mercado de
Planos de hospedagem para banco de dados
É comum aparecer alguém na lista do PostgreSQL perguntando sobre um bom plano de hospedagem para o PostgreSQL. Sei que existem alguns, mas nunca tive a oportunidade de testar um. Na verdade, seria uma boa idéia criar uma lista de provedores! Então porque estou escrevendo sobre isso? Bom a questão é que hospedar um PostgreSQL
Movendo usuários entre bases
Um pequeno lembrete para mim. Estou migrando do Oracle 9i para o 10g utilizando export e import. O export por esquema “exp… owner… ” não traz para o Oracle 10g os usuários, portanto a importação irá falhar. O jeito é exportar primeiro os usuários. O procedimento é simples, basta puxar os usuários da tabela ‘dba_users’,
10 dicas para começar a usar o PostgreSQL
Estes dias recebi um e-mail onde a pessoa me pergunta qual seria um bom caminho a seguir para quem está começando a mexer com PostgreSQL. Como vejo muitas pessoas novas utilizando o PostgreSQL, deixo aqui as minhas observações que podem ser petulantes ou óbvias para muitos, mas julgo ser de interesse de quem está realmente
screen
Bem, muitos já conhecem o screen, mas fica aqui a dica para quem nunca utilizou… Como sempre, tenho que acessar diariamente alguns servidores utilizando uma conexão SSH. Algumas vezes faço operações demoradas como um DUMP de um banco de dados e minha conexão cai. O jeito para resolver isso é usar o “screen”. Após instalado
Debian Unstable
A partir do lançamento do Sarge eu passei a utilizar definitivamente a versão Stable do Debian no meu Desktop no trabalho. A posição era bastante conservadora, mas ambiente de produção é ambiente de produção. Não dava para ficar perdendo muito tempo com dependências quebradas e coisas do tipo. Na verdade isso também refletiu a minha
FreeNX
Finalmente coloquei para rodar o FreeNX aqui no trabalho. A ideia é poder acessar algumas ferramentas gráficas remotamente. Apesar de eu utilizar muito SSH e isto resolver boa parte do trabalho, para acessar algumas coisas a interface gráfica ainda é desejável. Outras opões seriam: Fiquei com o FreeNX que já foi muito utilizado pelo msinhore
Cadê a minha máquina nova?
Depois de conseguir um empréstimo bacana e um pouco de paitrocínio encomendei minha máquina nova… eu estava feliz da vida e até postei alguma coisa sobre o assunto! Sempre achei arriscado esse negócio de importar equipamento. Mas meti na cachola que eu queria uma placa MSI, pois estava decepcionado com a ASUS. Cheguei até a
