Debian Unstable

A partir do lançamento do Sarge eu passei a utilizar definitivamente a versão Stable do Debian no meu Desktop no trabalho. A posição era bastante conservadora, mas ambiente de produção é ambiente de produção. Não dava para ficar perdendo muito tempo com dependências quebradas e coisas do tipo. Na verdade isso também refletiu a minha insegurança com o Debian também…

Aí aconteceu. Foi só instalar o FreeNX e o Cliente do Oracle 9i quebrou. Falhei miseravelmente. Então pensei… vamos instalar o Cliente do Oracle 10g…

Bem então vou passar para Testing logo de uma vez. Atualizei o /etc/apt/source.lists e pimba… o meu sistema quebrou feito paçoca. Acontece que além do Oracle, ainda houveram algumas brincadeiras com o TORA e um maluco que usou meu desktop como VPN… resultado, falhei miseravelmente novamente.

Bem, formatei a intalação do meu Debian, instalei só sistema básico do Sarge, atualizei o source.list com entradas para stable, testing e unstable. Depois de um aptitude update, um aptitude upgrade e finalmente uns dois aptitude dist-upgrades o sistema básico estava atualizado com kernel novo e tudo o mais. É claro que de cara eu fiz algumas besteiras, mas quando fui fazer a mesma coisa na minha máquina de casa, parece que o resultado foi semelhante.

Depois eu instalei o ambiente gráfico e tudo funcionou muito bem. O meu único cuidado adicional foi o de não montar o /home (que eu tinha guardado num partição separada, claro!) e sim ir importando os arquivos de uma conta para outra manualmente. Fiz isso pois achei que o profile da versão anterior do ambiente gráfico com seus trocentos arquivos de configuração poderiam quebrar. Como eu não estava afim de arristar nenhum byte de um ano de trabalho direto no mesmo ambiente, fui importando pasta por pasta que me interessava e copiando algumas configurações especificas.

Bem, parece que agora está tudo funcionando em casa e no trabalho com 100% Unstable. Comparando com o Ubuntu 5.10, não vi nada que justificasse sua utilização em detrimento do Sarge. Claro que dá um pouco mais de trabalho para chegar lá e sempre corro o risco de uma coisa ou outra quebrar… mas até segunda órdem estou fechando com o Debian Unstable!!!

Agora a nova aventura fica por parte do Oracle 10g e compilar o TORA…

Um comentário sobre “Debian Unstable

  1. Olá.

    Eu tinha o mesmo tipo de problema.
    Até acertar, demorei um pouco, mas agora não abro mão de meu Debian, antes Sarge e agora Etch.

    Até agora, Debian puro é o que me atende sem problemas e complicações… claro que tenho de pesquisar mais para não fazer bobagens ao fuçar no sistema… mas isto não é problema, é um prazer.

    Abraço.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s