Em novembro eu postei aqui e aqui sobre o PGConf Brasil 2018. Eu prometi para mim mesmo que não ficaria postando trocentas vezes sobre o evento. Mas é um momento muito especial e eu estou orgulhoso em divulgar uma grade realmente excepcional.
Sobre seleção das palestras
Foi uma maratona… recebemos um número recorde de propostas de palestras na nossa chamada de trabalhos: mais de 80! Algo que eu havia notado no PGBR2017 se confirmou logo de cara: o nível do pessoal subiu. Em 2007 quando começamos, o nível ainda era mais iniciante. Agora vemos mais palestras com nível elevado e um público mais experiente também. Em 2018 continuaremos tendo boas palestras de nível básico, mas a maioria tem nível intermediário.
Tivemos 5 pessoas na banca avaliadora. Apenas uma pessoa da Timbira, que não fui eu. E mais, a decisão da banca avaliadora foi soberana. Parece que não, mas isso faz toda a diferença quando pensamos na qualidade do evento que estamos organizando. A ideia é que mesmo o evento sendo organizado pela Timbira, nós seguimos as recomendações da comunidade internacional e fomos reconhecidos como “evento da comunidade“. Isso significa que a Timbira (como sempre) não vai ganhar um tostão com a organização do evento e não teremos um evento comercial para vender a Timbira. Nosso compromisso é com os profissionais que utilizam (ou estão pensando em utilizar) o PostgreSQL no Brasil. Simples assim.
Sobre as salas
Tivemos que abrir mais uma sala para acomodar as palestras. Decidimos trazer o maior número de palestras relevantes possível, mesmo sem saber quantos inscritos teremos. A foto deste post foi tirada em 2011 no mesmo hotel em que o evento vai acontecer e deu nisso: salas lotadas. Achamos que em 2018 não vai ser muito diferente e reservamos TODAS as salas do hotel. Então vai ficar assim:
- Sala de exposições “Josh Berkus” para o credenciamento, patrocinadores, coffee breack e happy hour;
- Sala “Marc G. Fournier” com capacidade para 230 lugares;
- Sala “Thomas G. Lockhart” com capacidade para 120 lugares;
- Sala “Vadim B. Mikheev” com capacidade para 120 lugares;
- Sala “Jan Wieck” para os Hacker Talks, Hackathon e Couch Clinic com capacidade para 20 lugares;
- Sala VIP para palestrantes com capacidade de 20 lugares.
O nome das salas é uma homenagem aos nossos “Hackers Emeritus“: desenvolvedores que tiveram contribuições excepcionais no PostgreSQL e que não estão mais ativos.
Sobre os palestrantes
Temos ao todo 44 palestrantes confirmados. Temas bastante variados, mas com muito mais foco em DevOps, nuvem e desenvolvimento.
- 36 palestrantes nacionais
- SP
- Arlindo do Carmo e Silva Neto
- Carlos Smaniotto
- Danielle Monteiro
- Everaldo Canuto
- Fabiano Menegidio
- Fábio Telles Rodriguez
- Felipe Oliveira
- Fernando Ike
- Juliano Atanazio
- Leonardo Ferreira Leite
- Matheus Oliveira
- Renan Ranelli
- Waldir Pimentel
- Yago Nobre dos Santos
- Brasília
- Davy Alvarenga Machado
- Gerdan dos Santos
- Glauco Torres
- Marcone Viana Peres
- Raul Diego de Queiroz Oliveira
- SC
- Dickson S. Guedes
- Erivelton Vichroski
- Lucas Eduardo Viecelli
- Marcelo Kruger
- RS
- Álvaro Melo
- Fabrízio de Royes Mello
- Rodrigo Crespi
- Sebastian Webber
- TO
- Euler Taveira
- Raphael Araújo e Silva
- PR
- Rafael Thofehrn Castro
- William Ivanski
- RJ
- Lucio Chiessi
- ES
- Gustavo Sperandio
- RO
- Luis Fernando Bueno
- CE
- Narcelio de Sá Pereira Filho
- AM
- Roberto Mello
- SP
- 8 Palestrantes internacionais
- EUA
- Ivan Novick
- Joe Conway
- Stephen Frost
- Argentina
- Martín Marqués
- Chile
- Alvaro Herrera
- Cuba
- Gilberto Castillo
- Equador
- Jaime Casanova
- Itália
- Rubens Souza
- EUA
Agora, se você quer ver a grade e conhecer todas as palestras, só tem um jeito, vai lá no site do evento!
Muito mais que palestras
Teremos palestras de 30, 60 e 120 minutos. Mas teremos algumas coisas que nem todos estão acostumados a ver:
- Hacker Talks: Palestras com foco em apoiar pessoas que queiram desenvolver novas funcionalidades no PostgreSQL;
- Hackathon: Pessoas desenvolvendo novas funcionalidades relacionadas ao PostgreSQL ao vivo;
- Couch Clinic: Nossos palestrantes estarão dando consultoria de graça para quem quiser, bastará se inscrever;
- Lightning Talks: Uma sessão com 12 palestras de 5 minutos. Qualquer um pode palestrar e se inscrever durante o evento, só não pode estourar os 5 minutos;
- Happy Hour: Preparamos na noite do primeiro dia do evento um Happy Hour com todos participantes do evento. Uma ótima oportunidade para melhorar o seu networking.
E agora???
Bom, agora não tem muito jeito, só fazendo a sua inscrição mesmo. Lembrando que o valor atual das inscrições só vão até junho. As opções de compra antecipada de camisetas e canecas também acabam em junho. Então vai lá e faça sua inscrição agora!