Comprei o livro “O Manula do DBA – Oracle 10g” para me ajudar a ver as novidades do 10g em relação ao 9i. Com a versão 11 para sair do forno, chegou a hora de definitivamente migrar para o 10g!
Mas o curioso foi encontrar um livro com uma tarja na capa “GUIA OFICIAL ORACLE PRESS” com uma frase bonita como essa (justo no capítulo que vai mostrar como instala o RAC):
“Configuração do sistema operacional
O primeiro passo é preparar o sistema operacional. Instale o Red Hat 3.0 ES ou AS e instale todas as opções! A pequena quantidade de espaço em disco que poderia ser poupada é rapidamente compensada mais tarde, quando você não tiver um componente e precisar encontrar os CDs de instalação do componente ausente. “
Olha só que coisa bonita… já pensou você instalar logo tudo? Todos os serviços bacanas que vão estar instalados sem necessidades, quantas portas para o mundo o seu servidor estará se abrindo. É realmente uma solução genial. Já fico bravo por ter de instalar o X para usar o “Oracle Universal Installer”, agora só faltava essa, ter de instalar a distribuição inteira. Realmente, os DBAs ainda tem muito o que aprender com os sysadmins…