Por que meus testes de desempenho no PostgreSQL usando o pgbench variam tanto?

Hoje recebi um e-mail de alguém me perguntando porque os testes dele com o pgbench variam tanto, mesmo usando os mesmos parâmetros todas as veses. Para quem não sabe o pgbench é um pequeno aplicativo que lhe ajuda a fazer medições de perfomance no banco de dados simulando um teste TPC-B. Ele é muito simples de se utilizar e permite realizar testes com diferentes volumes de dados, conexões simultâneas e transações por conexão. O pgbench NÃO SERVE para fazer tuning em servidores de produção, mas serve para ajudar medir a diferença entre diferentes hardwares, SOs, sistemas de arquivo, etc. No mínimo, com o pgbench você vai começar a aprender muito sobre performance no PostgreSQL, comparando seus resultados em diferentes cenários.

Mas, voltando ao nosso colega, vejamos os resultados que ele obteve:

TPS: 19
TPS: 23
TPS: 18
TPS: 25
TPS: 23
TPS: 29
TPS: 35
TPS: 17

Veja que de 17 para 35, a direrença é de mais de 100%. Realmente, não dá para desprezar uma diferença tão grande. Eu diria que de qualquer forma, apredi no laboratório de física que você tem que realizar a mesma experiência pelo menos umas 5 vezes. Além disso, se você encontra um resultado que está destoando demais dos outros, é melhor repetir o teste mais umas 5 vezes com cuidado redobrado e se apenas um valor destoar, você deve descarta-lo. Assim o seu resultado é uma média entre os testes considerados válidos (sem o resultado descartado). No caso de um instrumento de medida direta (como uma régua ou termômetro) é fácil saber qual é a precisão da sua medida (metade da menor divisão, repetia o professor todas em as aulas no laboratório). No nosso caso, temos que ficar com o dado estatístico das medições considerando a variação dos resultados obtidos.

Veja, se você faz um ajuste na configuração do PostgreSQL e tem um aumento de desempenho de 2%, mas as suas amostras tem uma margem de erro (em relação a média) de 10%, você pode se questionar se realmente pode afirmar alguma coisa. Bom, mas se você tem 100% de variação… alguma coisa está realmente errada.

O primeiro detalhe sobre o nosso colega é que ele usa o PostgreSQL em Windows. Veja… usar o PostgreSQL em Windows funciona… mas fazer tuning em Windows não é tão eficiente. Não sou um profundo conhecedor do Windows, mas que eu saiba você tem muitas opções de ajustes de desempenho neste SO. O PostgreSQL, assim como outros grandes SGDBs, foram construídos para funcionar originalmente em sistemas operacionais Unix. Outro problema é que como o SO é uma caixa preta, você nunca sabe o que está rodando em paralelo exatamente e dificilmente tem controle sobre isso. Isto não quer dizer que não é possível ver o PostgreSQL rodando satisfatóriamente em Windows, significa que o Windows não é a opção número um de quem procura um SO robusto, confiável, seguro e rápido. Mas se você não está querendo levar o seu banco de dados ao limite, não há nada de errado em usar o Windows e ajustar o PostgreSQL para que ele tenha um desempenho melhor nele.

Vejamos alguns outros ítens que você deve se perguntar antes de avaliar os resultados:

  1. Qual tipo de disco você usa? Os discos SATA são muito instáveis para testes, pois não conseguem manter um fluxo de dados em alta velocidade por muito tempo. Este não é um problema do disco físico em si e sim do protocolo do SATA. Usar discos SCSI ou SAS lhe trarão resultados mais confiáveis.
  2. Você deixou os discos isolados para o banco? Deixou discos isolados para o Wall?? A questão aqui é saber se alguma outra aplicação pode estar competindo com o acesso aos discos.
  3. Você tem certeza absoluta que não tem nenhuma outra aplicação rodando em segundo plano. O ideal é deixar uma instalação do SO o mais crua possível. O principio básico da experimentação científica é ter um ambiente controlado para que qualquer pessoa possa reproduzir exatamente os mesmos testes. Isto significa que você tem de documentar exatamente como o SO foi instalado, incluindo parâmetros de configuração.
  4. Você tem que realizar testes mais longos para que ocorram checkpoints no meio. Se você parar para estudar o mecanismo de funcionamento interno do PostgreSQL, descobrirá que o momento em que o checkpoint ocorre há uma degradação de performance significativa. Realize testes que garantam a ocorrencia de pelo menos uns 10 checkpoints. Imagine testes que durem no mínimo uma hora cada.
  5. Você precisa decidir como vai configurar o vacuum. Se usar o autovacuum, tem que utilizar testes longos para que a ocorrencia do autovacuum nas tabelas seja computado e ocorram um número de vacuuns semelhantes em cada testes.
  6. O cache de memória é um ponto crítico. Cada vez que você roda um teste, uma parte dos dados fica em memória, seja o IPC, cache em userspace, kernespace, o cache da controladora de discos ou o cache dos discos em si. Resultado: para ter certeza que a memória está num estado idêntico entre os testes… reinicie o servidor entre cada testes. Após reiniciar o servidor, tenha o cuidado de realizar exatamente as mesmas operações na mesma órdem para minimizar as diferenças de quais dados entram no cache. Podem haver outras formas de controlar o cache do disco, mas eu só conheço esta.
  7. Use uma quantidade gererosa de dados, usar menos de 1GB de dados dificilmente reproduz cenários realistas. A não ser que o seu alvo sejam bases realmente pequenas, é melhor fazer testes com diferentes tamanhos de bases. 1GB, 10GB e 100GB são um bom começo.
  8. Se você pretende realizar os testes simulando uma grande quantidade de conexões, faça-o a partir de 1 ou mais clientes remotos e não a partir do servidor. Testes com 100, 200, 500, 1000 conexões simultâneas podem exigir uma estrutura considerável para os clientes. Você vai querer medir o impácto da rede no desempenho e ao mesmo tempo não vai querer que os clientes sejam um peso no desempenho do servidor, a não ser que a sua aplicação e o seu banco de dados fiquem no mesmo servidor. Se for esse o seu caso, prepare-se para um ajuste de desempenho bem mais complexo.

Antes de você achar que o PostgreSQL é um banco “instável”, “lento” ou pouco confiável, Recomendo enfáticamente que você estude mais sobre o funcionamento do PostgreSQL, realize testes em um SO Unixlike como Linux, Solaris e FreeBSD, e use outras ferramentas de testes como o DBT-2 e os testes do TPC como o TPC-C, TPC-E e TPC-H.

Em tempo, escrevi um pequeno texto para quem está começando: “12 dicas para aprender a ajustar a performance em bancos de dados“.

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress