Sobre o primeiro encontro do DBA-Brasil

Ontem, 10/12/2015, rolou o primeiro encontro do grupo recém criado DBA-BR. Apesar da época complicada, com muito trânsito, lugar cheio, barulho e o cansaço de fim de ano, o evento foi muito divertido. Contei umas 25 pessoas +/- . Rever amigos e conhecer novas pessoas é sempre divertido. Fico pensando que muitos DBAs se sentem um pouco isolados ou em minoria nos seus lugares de trabalho, pois em geral estão cercados de pessoas de outras áreas. De qualquer forma ficou claro que juntar essa turma é garantia de bom papo e muitas histórias para contar e ouvir.

Agradeço o pessoal do DBA-BR que organizou o encontro e espero ver todos num momento mais calmo em breve. Algumas ideias aleatórias que surgiram ontem:

  • Todo DBA se ferra com praticamente os mesmos problemas, só muda o endereço. Muitas histórias parecidas com o que eu já vivi em todos lugares.
  • DBA Oracle não consegue ficar muito tempo sem falar de RAC;
  • DBA SQL Server pouco manja de linha de comando. Mas quando o bicho pega mesmo, é lá que se resolvem os problemas cabeludos.
  • DBA DB2 é uma espécie em extinção, ainda mais em mainframe.
  • Muitos DBAs ainda acham que PostgreSQL é só um brinquedinho…
  • A maioria dos fabricantes de SGDBs vendem a ideia de que em breve o seu produto não vai mais precisar do DBA. E os clientes realmente compram essa ideia.
  • Ao contrário do que diz a lenda, DBAs não tem problema em compartilhar conhecimento e ajudar os outros. Mas DBA bonzinho… aí é difícil! DBA tem por obrigação colocar ordem na casa, e muita gente fica brava com isso.
  • Muitos causos, muitas histórias bacanas… isso me deu uma ideia. Logo posto sobre isso. Mas adianto que a brincadeira vai ser gravar alguns podcasts com causos dos DBAs do grupo. Acho que vai ser bacana.
  • Bora marcar outro encontro. Sugiro algo depois do carnaval, quando o calendário brasileiro começa a vigorar de verdade.

encontro_dbabr1

Compartilhe

Você pode gostar

pg_hba.conf

Introdução O arquivo pg_hba.conf (PostgreSQL Host-Based Authentication) é uma peça fundamental na configuração de segurança de qualquer instância PostgreSQL. Ele define as regras de autenticação

Tuning de SO (no Linux)

Introdução Tuning refere-se ao processo de ajustar e otimizar o desempenho de um sistema, software ou aplicação. A otimização do sistema operacional é uma etapa

Tipos de cargas dos bancos de dados

Introdução Cargas de dados referem-se aos diferentes tipos de operações e transações que um banco de dados deve processar. Essas cargas variam conforme o tipo

plugins premium WordPress