Postgres News

2017 está sendo um ano de grande destaque bombar na comunidade PostgreSQL em todo o planeta e no Brasil não é diferente. Vamos às notícias:

  1. Em janeiro de 2017, o PostgreSQL é eleito em 3º lugar nos destaques do DB-Engines como “Database of The Year“. O PostgreSQL se mantém em 4º no ranking como o banco de dados relacional com uma forte e estável curva de crescimento no ranking.
  2. Depois de ir ao PGConf.Ru em 2016, parece que não consigo mais ver os eventos de PostgreSQL do mesmo jeito. O PGBR foi citado em 2011 como o maior evento de PostgreSQL do planeta, mas agora as coisas chegaram num novo patamar. Não somos mais um bando de nerds aficcionados por tecnologia, o universo se expandiu. Temos empresas de gente grande e eventos enormes rolando em todo o planeta, acompanhe alguns na página de eventos em  https://wiki.postgresql.org/wiki/Events.
  3. Este ano será lançada a versão 10 do PostgreSQL com novas e aguardadas funcionalidades como O particionamento declarativo e a replicação lógica. Acompanhe as novidades no “Programa de Índio” especial sobre o assunto no canal da Timbira, que vai ao ar no dia 14/06.
  4. De 10 a 14 de Julho teremos o PGConf.Brasil com 5 palestras On-Line. O evento organizado pela Timbira é gratuito, só se inscrever no site.
  5. Dias 14, 15 e 16 de Setembro teremos a sétima edição do PGBR, o maior evento de PostgreSQL do Brasil,  em Porto Alegre. As inscrições e a chamada de trabalhos estão abertas!
  6. Novos forks do PostgreSQL surgiram, além da versão famosa do EnterpriseDB, temos também versões próprias do postgres da Postgres Professional e da 2ndQuadrant. Olhando estas versões comercias você pode ver algumas funcionalidades que em breve deverão estar no core do PostgreSQL;
  7. Acha ainda que os forks são um problema? Então saiba que os forks tem esse hábito de voltar para a nave mãe:
    • A Citus Data transformou o CitusDB em uma extensão livre do PostgreSQL;
    • O Bizgres, criado pela Greenplum em 2005, comprado pela EMC em 2010 agora é Pivotal Greenplum baseado no Greenplum Database, 100% open source.
  8. A saga do projeto Postgres-XC que começou na NTT em 2010 parece que enfim está tendo um final feliz com o Postgres-XL com a 2ndQuadrant. Sim, o projeto ganhou fôlego e parece maduro finalmente.
  9. Um projeto que eu vira e mexe fico de olho é o PG-Strom, e se você se interessa por Big Data deveria acompanhar de perto também. Agora, além de utilizar GPU a partir de Foreign Data Wrapper, o projeto conta com complementos interessantes como o PL/GPU e o SSD-to-GPU. Não espere, vai lá e olhe de perto o que o Sr. KaiGai Kohei anda aprontando nas suas horas vagas lá na NEC.
  10. É claro que com tudo isso, a Timbira também cresceu! Como reflexo disso gostaria de destacar:
    • A Timbira inaugurou seu canal no Youtube, com palestras, debates, tutoriais e outros vídeos relacionados ao bancos de dados. Acompanhe o canal e fique atento!
    • Para quem não percebeu, a Timbira está com uma nova identidade visual, e uma presença mais marcante na Internet, com novo site, página no Twtter, Facebook, Instagram, etc.
    • Além do material on-line, o nosso material físico mudou também: cartões de visita, chaveiros, banner, folder, adesivos e novas ideias que ainda vem por aí. Vejam as fotos do stand da Timbira no DBA Brasil 2.0!

Enfim, muito trabalho pela frente e muito o que comemorar também. Parece que o PostgreSQL está ganhando o reconhecimento que realmente merece no mercado. O resultado é visível em todos os lugares onde vamos. Mérito de todos que acreditaram e contribuem todos os dias para o banco de dados livre mais avançado do mundo!

 

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress