merlinm: queries written by a computer always have certain features
lunk: such as ‘majorly sucking’
merlinm: thats what i was thinking, but didnt say it 🙂
Essa é para quem acredita ainda que ferramentas de ORM possam ser eficientes ao escrever SQL. Conversando um dia destes com o Sr. David Fetter, ouvi um argumento no qual eu ainda não havia pensado: a Inteligência Artificial está longe de atingir um ponto onde o racínio humano possa ser substituido.
Se observado em conjunto com o ganho de produtividade que elas oferecem, a performance é totalmente aceitável, sendo que a maioria das ferramentas de ORM permite fine tunning onde for necessário.
Diego, a performance é aceitável sempre, até ela deixar de o ser. Quando você vende um sistema e ele acaba de entrar em operação, a performance é sempre aceitável. Por mais catastrófica que as consultas geradas pelo ORM sejam, o banco não vai sentar. Deixa passar um ou dois anos… aí sim veremos problemas. Não num simples site dinâmico, claro. Mas num ambiente OLTP, você vai sentir sim E quando a sua folha de pagamento de 10 mil funcionários que rodava em 4 horas passar a rodar em 24 horas, você vai ver que performance conta sim.
Performance não conta sempre… mas quando ela passa a contar, em geral já é tarde demais.