Xoops

Nestes últimos meses me envolvi num projeto para criar um portal monstruoso…
Ele deve entrar no ar na semana que vem e estamos na reta final para entregar o projeto.

Optamos por utilizar um CMS conhecido, o Xoops. Escolhemos ele pois ele está traduzido para pt_BR em boa parte, porque achamos que era um sistema mais simples de aprender como funciona e ao mesmo tempo leve. Por fim, uma coisa que pesou foi ter uma comunidade forte de usuários utilizando a ferramenta, como por exemplo a Celepar no Paraná.

Gostei muito da ferramenta. Boa parte dela está bem documentada. Existem 3 comunidades no Brasil e uma comunidade internacional muito forte. Estamos utilizando a última versão estável, a 2.2.4 que parece bem bacana.

O projeto previu vários desafios. Tivemos que trabalhar muito a parte dos menus e organização do conteúdo. Portamos parte do código de um módulo para outro, criamos uma funcionalidade para permitir a postagem de artigos tem vários tópicos simultaneamente. Fizemos com que o menu dinâmico fosse dividido em vários menus menores que se alteram conforme o contexto de navegação. Criamos listagens de tópicos e subtópicos. Retiramos muitas opções que o usuário final não utilizaria e criamos um tema completamente personalizado.

Ainda não terminamos o trabalho. Descobrimos que cometemos muitos erros no caminho, como por exemplo postar links absolutos e não relativos. Isto deu muito problema pois subimos diversas instâncias do Xoops para abrir frentes isoladas de trabalho. Na hora de integrar tudo fomos descobrindo os furos no trabalho.

Estamos na reta final… gostei muito da tecnologia Smarty que a ferramenta usa. Separa bem a camada lógica da camada de apresentação. Além do smarty, existem temas para poder trocar o CSS, icones, etc. A internacionalização é feita de forma simples, mas funciona bem. A organização dos arquivos é bem tranquila, chamadas SQL dentro de clases, includes, uma pesquisa bem integrada e uma extrutura modular eficiente.

Espero em breve poder devolver para a comunidade algumas das funcionalidades que desenvolvemos para o Xoops e espero poder conhecer outros CMSs também. Por enquanto, posso dizer que o Xoops dá bem conta do recado para sites de baixa complexidade na navegação. Uma opção muito interesante mesmo.

Por enquanto é isso, e em tempo… Xoops, se pronuncia como “zups”!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s