Surfando no Linux com Oracle 9i

Depois de muito frio na barriga durante a migração, chegou a segunda feira o novo banco começou a entrar em operação.

A princípio parecia tudo bem, aí foram pintando os detalhes…

– Em listener.ora esquecemos de tira o IP e colocar o hostname. Resultado, todos que acessavam com outro IP não conseguiam resolver o nove do servidor. Bem isso gerou um pouco de desespero no começo do dia, mas em menos de uma hora a calma parecia reestabelecida.

– Algumas permissões cruzadas parece que não subiram direito. Comecei acertando os roles de alguns usuários na mão e depois acabei criando um script para acabar com a bagunça. Mais uma boa leva de usuários finalmente satisfeitos!!!

– Depois o problema começou a ser a performance. Tive que esperar até o fim do dia para rodar um ANALIZE completo em alguns schemas. Devia ter feito antes…. mas resolveu o problema.

– Juntamos dois bancos que estavam separados em um só, resultado: tivemos que trocar o tnsnames.ora de um montão de gente. Procedimento escrito, lá se vai um monte de gente atualizando isso em vários lugares por aí. Ainda bem que o número de usuários não é tão estratosférico assim, uns 100 a 150.

– Hoje, no fim da semana a performance começou a pesar de novo. O cache hit estava perto de 50%!!! Aumentei o PGA e tudo voltou ao normal. Aproveitei para ajustar mais umas coisas aqui e ali.

– Fiz um novo script de backup com alguns procedimentos mais inteligentes. Que bom poder contar com o shell script para resolver as coisas. Agora meus backups estão bem mais inteligentes, automatizados e auditáveis!!!

Agora falta formatar o storage e copiar os datafiles de novo para ele… aí sim poderei dormir tranquilo. Foi uma semana de muita adrenalina e tensão. Agora meu Oracle está tinindo!!! Só vai faltar depois migrar a base teste e montar nosso Stand By.

Agora vou descançar… um pouco mais tranquilo, eu acho!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s