Segurança no PostgreSQL – Parte I: "A Saga"

Já faz um tempo que ando investigando a parte de segurança em Bancos de Dados. Passei um tempão estudando a parte de segurança no Oracle e andei investigando algumas questões sobre o assunto aqui e acolá neste blog e na palestra sobre melhores práticas que fiz no FISL 9.0 e no PGCon Brasil 2007. Calhou

Rastreando uma sessão de outro usuário

O Oracle possui várias formas de se rastrear uma conexão e saber o que está ocorrendo por lá. Você pode utilizar gatilhos (particularmente os gatilhos de sistema são muito interessantes) pode utilizar o comando AUDIT, pode utilizar o TRACE e a versão 10g traz recursos ainda mais sofisticados para rastrear suas aplicações. Se você está

Autenticação de usuários em Banco de Dados

Este é um tema bastante polêmico, já tive algumas discussões acaloradas em listas de discussão (bom, o nome já diz que é para discutir, não é? 😉 ) onde até hoje muitos defendem uma opinião contraria a minha. Mas é um tema que me incomoda e estou longe de chegar a uma resposta conclusiva, portanto

Abizi

Colocar senhas em servidores sempre foi uma tarefa idiota… em servidores de teste mais ainda. Muitos recorrem a senhas como ‘teste’ ou ‘123456’ ou ainda uma das suas variantes mágicas, como ‘teste123’. Que falta de originalidade! É verdade que você deve guardar a série de personagens do Star Wars para os seus servidores em produção,