PostgreSQL é tão rápido quanto Oracle e MySQL

Após a publicação do resultado do Benckmark realizado pela Sun já comentado de passagem por aqui, comentários importantes se espalharam por aí. De olho no Blog do Sr. Josh Berkus, vi que ele publicou hoje comentários sobre o que foi publicado de notório sobre isso na Internet.

A primeira coisa interessante é notar o que a Information Week publicou sobre isso. Vale lembrar que o jornalista que escreveu o artigo não é um simpatizante do Software Livre. Aparentemente o pessoal do MySQL concordou graciosamente com a opinião do Josh, o que mostra que o pessoal que realmente entende disso no MySQL não fala mais bobagem sobre o assunto. É claro que estamos falando de um Benckmark focado em ambiente transacional, onde o uso do MyISAM é proibitivo. Vejamos como o MySQL vai se sair com o seu novo storage engine na próxima versão. Se eles conseguirem abandonar definitivamente o InnoDB (que pertence a Oracle, hoje) será realmente um feito notável e um grande avanço para os bancos de dados livres.

Já um blog sobre Oracle, questionou um pouco alguns resultados, mas de qualquer forma, isso não quer dizer que eles não sejam significativos. Seja como for… será interessante aguardar a disponibilização para download do Oracle 11g. Não postei nada sobre isso, por um motivo simples, a nova versão e sua documentação não estão disponíveis para download até a data deste post. De qualquer forma, o que vejo nas últimas versões do Oracle são grandes melhorias na parte de administração do Oracle e poucas melhorias na parte de performance. Já o PostgreSQL tem lançado uma versão por ano com um aumento de performance significativo. É claro que este aumento de performance a cada versão do PostgreSQL (e existem boas novidades previstas na versão 8.3) não poderão se manter neste ritmo por muitos anos, mas é esperado como certo que em alguns anos o PostgreSQL ultrapassará o Oracle, mantendo um TCO significativamente mais baixo.

Sem dúvida, teremos mais boas notícias em breve mostrando que as coisas mudam, e rapidamente!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress