Sobre o DBA Brasil 1.0

Tivemos um FDS de grandes emoções. Vou me abster de comentar sobre o domingo, mas gostaria de tecer alguns comentários pessoais sobre o que foi o DBA Brasil 1.0 na minha não tão humilde opinião:

  • O primeiro grande acerto que parece que foi um gol de placa: Juntamos DBAs de várias tribos num clima bastante amistoso. Tenho aqui que agradecer formalmente os criadores do grupo no Whatsapp, os Srs. Fábio Cotrim, Ronaldo Garcia de Brito, Vinícius Kléber Martins Silva e Willian Oliveira. Foram eles que começaram tudo isso. Do primeiro grupo no Whatsapp vieram outros, veio o grupo no Telegram, depois veio a cerveja. E da cerveja nasceu o evento, claro. Outras cervejadas virão, e outros eventos certamente, sempre com o mesmo espírito de convivência fraterna e solidária.
  • O segundo grande acerto, foi brigar por uma grade técnica, sem comerciais e sem interferência de nenhum patrocinador. Foi assim que tivemos mais de 50 propostas de palestras e pudemos selecionar 18 sem nenhum objetivo que não fosse a qualidade do evento. Isso senhores, faz toda a diferença. Já participei de um grande número de eventos, a gente sabe claramente a diferença que isso faz.
  • Abrir espaço na grade para assuntos correlatos. Storage, linguagem SQL, NoSQL, tivemos espaço para outras tribos e isso faz o evento ser mais plural. E foi interessante notar que no público haviam administradores de sistemas e desenvolvedores também. Acho que o sonho de todo DBA é que esse público aprendam mais sobre bancos de dados. Estamos fazendo a nossa parte!
  • 100% do dinheiro arrecadado foi investido no evento. Não ficou um tostão com ninguém e todos os participantes, palestrantes, patrocinadores e até organizadores foram tratados com isonomia.
  • Alguns números interessantes:
    • 610 inscrições antecipadas. Encerramos as inscrições nesse ponto com medo de lotar demais o local e tornar o evento impraticável.
    • 222 inscrições confirmadas até um dia antes do evento. Foi por causa desse número que decidimos aceitar novas inscrições no local.
    • 249 pessoas com presença registrada durante todo o dia.
    • 71 avaliações preenchidas até o momento em que estou escrevendo este texto. Apenas 95,3% avaliou positivamente as palestras do evento. Algumas críticas importantes, mas uma avaliação massivamente positiva.
    • 18 palestras (nenhum palestrante faltou, ufa!) e 12 palestras relâmpago.
    • 25 patrocinadores e apoiadores. Sim, a Timbira esteve patrocinando também, claro!

Acho que as pessoas gostaram do evento no geral. Vi poucos problemas que foram contornados sem demora. A equipe conseguiu conduzir bem o evento. Nem parece que fizemos tudo isso em cerca de 2 meses.

Sobre o 2.0, temos que terminar de fechar o 1.0 ainda. O pós evento dá um bom trabalho. Mas vejo muita gente querendo ajudar no próximo. Certamente teremos um evento melhor!

802207495_81091

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress