Coisas que aprendi em 2012…

  • Verifique sempre se o tanque do seu carro está cheio ANTES do natal. A coisa mais idiota que pode lhe acontecer é ficar com a família toda dentro do carro sem gasolina no meio da estrada….  Não é apenas a padaria/açougue/mercado/banco que não funciona nos dias 24 e 25 de dezembro. Os postos de gasolina tem a mania de fechar. E se você achar um posto… saiba que é proibido vender gasolina em recipientes à parte. Se ninguém lhe quebrar o galho, você vai ter de chamar um guincho mesmo.
  • Aqueles brinquedos nerds que você ficou sem graça de comprar, porque a sua esposa iria lhe pentelhar (solteiros compram besteira sem piscar os olhos, normal), você pode comprar para os seus filhos. Eu comprei neste natal um Kit de hidrodinâmica da Gilder & Panel para o meu filho de 10 anos. Vai por mim, diversão garantida.
  • Trabalhar com 2 monitores é meio confuso no começo, mas quando as coisas começam a ficar complexas, você se pergunta se não dava para colocar um 3º monitor na mesa…
  • Alguns eventos de Software Livre podem não ter um nível técnico tão elevado, mas podem ser bem divertidos. Em 2012 experimentei ir para o Latinoware, este ano vou palestrar em um evento ainda mais “diferente”, o Campus Party.
  • Não é porquê você já se dedicou várias vezes em organizar um evento, que outras pessoas não possam fazer isso melhor que você. Em 2012 eu passei o bastão de kahuna do PGBR para o Sr. Luis Fernando Bueno, que já mostrou inúmeras vezes que tem gás suficiente para dar conta do recado.
  • Usar LaTeX pode simplificar bastante a sua vida. Finalmente fiz minha primeira palestra usando LaTeX com o Beamer. No começo os caracteres especiais quase me deixaram louco com erros de compilação. Mas logo me acostumei e achei bem mais simples de se concentrar no texto. Na Timbira já fazemos contratos e outros textos em LaTeX e eu fui obrigado a aprender a usar. Agora me empolguei e quero fazer scripts SQL para me ajudarem a gerar relatórios em LaTeX para os clientes.
  • Fazer pequenos eventos espalhados por aí é mais fácil e divertido do que fazer um mega evento. Os pgdays deste ano mandaram muito bem.
  • Além disso, fazer um evento em local de grande reputação pouco influencia no sucesso do mesmo. Apostar na localização e na infra do local é o que conta.
  • Esse negócio de CLT com as tais férias… sim, vale a pena ganhar um pouco menos e ter férias. Esse negócio é realmente muito bacana.
  • Clientes pequenos e médios são realmente a coisa mais bacana para quem quer dar consultoria. Valorizam o seu trabalho, não dão muito problema (se você souber colocar limites logo cedo) e geram uma renda estável. Você não ganha muito com eles, mas não quebra as pernas se não perder um deles.
  • Fazer “propostas comerciais” é algo que consome um tempo terrível na vida de um empresário. Perder muito tempo detalhando uma proposta é perder dinheiro. Reuniões com clientes também são outro desperdício. Se você ganha dinheiro com consultoria, cobre por reuniões. Mesmo que seja a primeira. Muitas vezes resolvi o problema do cliente em  reuniões de negócios em que não ganhei um centavo.
  • DBAs em geral não colocam a mão na aplicação. É uma prática comum. Mas se você trabalha numa equipe de desenvolvimento, você vai ter de conhecer a aplicação pessoalmente,  aprender a testar a aplicação, etc e tal. O resto dos desenvolvedores odeiam DBAs que não sujam as mãos na aplicação e fazem testes integrados.
  • Ter um blog chamado SAVEPOINT num domínio chamado savepoint.blog.br é bem bacana. Mas o Sr. Google não gosta que você fique mudando de lugar. Os links que você tinha somem e o seu google rank desaba. Então é melhor escolher bem seu domínio, não perder e não mudar isso.
  • Dificilmente você emagrece só fazendo academia.
  • Os produtos da Linksys, depois do WRTG viraram uma grande meleca. Pronto falei.
  • Fones de ouvido grandes são bem bacanas. Mais confortáveis, melhor isolação acústica, melhor som, bom para usar em conferências também. Mas no calor são horríveis.
  • As caixas de som de madeira da Edifier são muito massa. Se você quer ouvir música no seu computador, esqueça as traquitanas 3.1, 5.1, 7.1 e etc. Um simples par de boas caixinhas 2.0 com um som limpo fazem o meu escritório em casa um lugar bem mais agradável.
  • Ser DBA PostgreSQL definitivamente é mais divertido do que ser DBA Oracle. E tenho dito.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s