PGDays pelo Brasil afora!

Senhores, o que parecia uma mera proposta de fim de evento se transformou numa maratona. 5 eventos em cerca de 2 meses: Brasília – DF, São Paulo – SP, Porto Velho e Ji Paraná – RO, Porto Alegre – RS e por fim Florianópolis – SC. A melhor parte: eu não tive que mover uma palha para tudo isso acontecer! Isso mesmo, várias pessoas se dispondo a organizar eventos regionalmente.  E digo mais, por pouco não ocorrem eventos no Paraná, Rio de Janeiro e Ceará também. Quem sabe em 2010?

Bom, apesar de não ter contribuído com a organização, eu acabei aceitando o convite feito no próprio PGCon 2008 de ir para Rondônia. Então eu e o Sr. Euler Taveira fomos de avião para lá. O Sr. Euler, diga-se de passagem virou arroz de festa e está indo a quase todos os PGDays. Só não vai para SC por um motivo simples: vai estar no canadá no PGCon internacional nesta data.

Cada evento traz consigo características próprias: em DF, o Sr. Jair Silva mostrou um pouco do mega ambiente corporativo da Caixa Econômica Federal utilizando PostgreSQl e houve também um longo tutorial sobre replicação com o Sr. Dickson Guedes. Em SP, foram 6 palestras com a grade mais diversificada até o momento. Em RO, foi o maior público até agora. Não tenho os números ainda, mas se juntarmos os dois dias de evento em Porto Velho e Ji Paraná certamente contaremos com algo na casa das 300 pessoas. No RS temos uma renovação nos palestrantes, tendo 3 pessoas que não palestraram em nenhum PGCon Brasil na grade. Por fim, teremos o PGDay SC que ainda não tem a grade fechada, mas é o primeiro a estrear um sistemas de inscrições integrado no próprio site da comunidade.

Enfim, muita coisa boa rolando. O povo do FISL 10 já avisou que quase todas as propostas de palestras sobre banco de dados são para PostgreSQL. Não é muita novidade para nós… ano passado também foi assim. De qualquer forma, eu diria que a comunidade tem realmente se destacado nos últimos tempos.

Meus parabéns a todos os organizadores!

Não achou nenhum link? Tudo o que você quer saber sobre eventos da comunidade brasileira de PostgreSQL está aqui.

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress