Debian 5.0 Lenny já é estável!

Sim senhores, no dia 14/02/2009 foi lançado oficialmente o Debian 5.0, ou Lenny. Já estava usando o Testing há algum tempo e posso dizer que está realmente muito bom. O Debian Installer continua me surpreendendo e emocionando sysadmins em todo o mundo, o número de pacotes e plataformas suportadas continua crescendo, a qualidade no empacotamento continua a mesma.

Ciclo de desenvolvimento

Tem algo que continua a mesma coisa: a demora no lançamento. 22 meses de desenvolvimento não é pouco. Enquanto existem distribuições que lançam uma versão a cada 6 meses, o Debian tem uma política que é uma das coisas que só poderiam acontecer no mundo do Software Livre e que eu adoro repetir: Só é lançada oficialmente a versão quando fica pronta. Para o Debian, isto significa que a contagem de bugs críticos tem que chegar em ZERO. Isto significa que você não precisa esperar o primeiro “pacote de correções” para começar a utilizar o Debian, embora praticamente todas as semanas você tenha atualizações de segurança sendo lançadas. Ou seja, você pode usar de olhos fechados e dormir tranquilo. E olha que isso vem da boca de alguns dos sysadmins mais paranóicos que eu já conheci (sim, por incrível que pareça, existem profissões onde os paranóicos são valorizados).

Debian Live

Outra coisa que eu estou abandonando definitivamente são os live-cds de outras distribuições. Carregar um live-cd no bolso era algo fundamental para os evangelistas do Sofware Livre há poucos anos atrás, hoje é considerada uma ferramenta de trabalho indispensável. Ocorre que já usei muito o Knoppix e até o Ubuntu (quem é que não teve meia dúzia de CDs do Ubuntú em alguma gaveta perdida?). Ocorre que em alguns servidores, quem me salvou a vida foi o Instalador do Debian mesmo. Ele tem uma funcionalidade que permite abrir um shell no meio do caminho e consegue reconhecer muito bem os mais diversos dispositivos de discos, me permitindo fazer ajustes de emergência quando um servidor se nega a subir por causa de algum desastre. Então estou migrando definitivamente para o Debian Live, que vem com vários sabores também, além de uma infraestrutura para tornar simples você criar o seu próprio live cd

Obrigado a todos os desenvolvedores do Debian e demais colaboradores que realizaram mais um excelente trabalho.Que venha agora a próxima versão do Debian, Mr. Squeeze!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress