Primeiras impressões do PgConBrasil 2007

Tanto para dizer e tão pouco tempo para escrever. Em poucas palavras eu diria que o PgConBrasil 2007 foi como um todo bom evento de PostgreSQL merece: Inesquecível! Depois de tantos trocadilhos infames durante o evento, eu não poderia deixar este passar.

Não vou comentar agora os detalhes de como foi o evento, mas quero apenas registrar algumas sensações. A primeira coisa é a de que erramos em inúmeras coisas. Mas os acertos foram tantos… parece até que nada deu errado. Soubemos até mesmo tirar proveito das dificuldades. Enfim, deu certo.

A equipe que organizou está de parabéns. Devo agradecer aqui, especialmente o nosso amigo Leonardo Cezar. Mesmo com todas as suas dificuldades pessoais, ele foi capaz de segurar o rojão e assumiu a maior parte do trabalho na organização do evento, além de ajudar no CONISLI também. Com certeza o evento não teria acontecido sem a inestimável contribuição do Leo. Como se tudo isso não bastasse, ele ainda trouxe chopp para nossa festa de encerramento!

Mas é claro que contamos com a ajuda de mais pessoas e é bem possível que eu nem saiba direito quem são todas elas. O Diogo e o Euler estiveram sempre conosco ajudando em N coisas e particularmente na seleção e encaminhamento das propostas de trabalho. A Kenia e a Isis também tiveram uma participação decisiva na montagem do nosso stand e na divulgação do evento. Bom, a lista de pessoas que eu lembro agora para por aqui. Peço desculpas a outras pessoas que ajudaram e eu esqueci de citar. Se alguém lembrar, me avisa que eu corrijo aqui.

De toda forma, não foram muitas pessoas. Estou esgotado e radiante. Foi um tanto trabalhoso. Tenho aqui que agradecer profundamente a minha esposa. Ela me aturou e cuidou de mim durante o tempo em que me dediquei a organização do evento. Eu sempre digo a ela que ajudar nessas coisas ajuda na carreira, que é importante, etc e tal. Mas, na verdade, eu bem sei, e ela sabe melhor ainda, que fazemos isso por um único motivo: nós gostamos! É cansativo, há sempre alguns detalhes desagradáveis no caminho, mas não há como negar, é muito bom. Poder conviver com pessoas como as que citei anteriormente é realmente um privilégio.

Quando conheci o Sr. Josh Berkus este ano, fiquei espantado com a erudição dele. Não é comum um americano aprender muitas línguas, conhecer tão bem o mundo fora do seu país e ter um nível cultural tão alto. Ao mesmo tempo, o Sr. Josh e outros palestrantes internacionais demonstravam uma paciência enorme para escutar meu inglês esfarrapado e conseguimos ter conversas realmente interessantes, não apenas sobre informática. No PgCon Brasil, não foi diferente. Conversei com o Sr. David Fetter e continuo espantado. Ele me faz lembrar de que o bom humor, parece ser outra característica marcante do Software Livre. Lendo “Programação Perl” do Larry Wall, isso fica claro. Documentação técnica de software proprietário é mais chata de ler. Evento de software proprietário é mais chato de participar. Realmente os desenvolvedores de software livre são realmente mais divertidos. O Sr. David Fetter mostrou uma boa disposição conosco de fazer inveja. Não há dinheiro que pague isso. E é claro… nós não pagamos nenhum tostão. Nunca pagamos ninguém mesmo. Acreditem, o Sr. David Fetter fez mais que isso… ele comprou suas passagens para vir para cá antes de nós sabermos se conseguiríamos pagar a passagem dele!

Entretanto, quanto mais eu convivo com a comunidade de Software Livre, mais eu me convenço de que esta é uma característica das pessoas que participam ativamente da comunidade. Há uma ou outra exceção, é claro. Mas são fáceis de se identificar e não costumam ganhar muito espaço. Fora estes casos, são pessoas que realmente gostam do que fazem e não sonham em ficar milionários. A cada dia que passa eu me convenço que o Software Livre traz muito mais coisa que apenas códigos e licenças… trás o valor do ser humano acima do valor do papel. O Software Livre poderia se resumir talvez em pessoas querendo construir algo melhor para todos. Estas pessoas são excepcionais realmente. Não o são por serem dotadas de conhecimento, experiência ou capacidade intelectual fora do comum. Muito longe disso! São excepcionais simplesmente por gostarem de fazer parte disso tudo. O resto, é tão somente uma conseqüência disto. Acho que o Sr. Paulo Freire concordaria com estas palavras.

De qualquer forma, o sucesso do evento estava na platéia, muito mais que nos palestrantes. Havia muita gente boa por lá… e descobrimos experiências fantásticas! Pessoas de todas as regiões do país. Desenvolvedores, DBAs, Sysadmins e gestores deram ao público um colorido muito mais interessante do que foi exposto no palco. Isto nos faz pensar que temos uma comunidade com um potencial muito maior do que imaginamos. Ano que vem teremos outro PgCon Brasil. Teremos mais patrocinadores, teremos mais gente ajudando a organizar. Teremos gente nova subindo ao palco. Teremos novos palestrantes internacionais. Mas teremos o mesmo prazer em participar de uma comunidade tão empolgante quanto a do PostgreSQL brasileira! E saibam… não aguardem o ano que vem… vamos começar o próximo evento já! Na verdade, nós já começamos efetivamente.

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress