Uma boa opção para chamar os amigos para um almoço Geek em casa. Um prato apimentado que não sai caro e vai muito bem com cerveja. Sucesso garantido!

O “chili con carne” é um prato tipicamente mexicano, muito apreciado nos Estados Unidos. É barato de se fazer e era inicialmente apreciada por vaqueiros.

chili - ingredientes

Ingredientes:
(para 4 geeks ou 6 pessoas normais)

Como pimenta, você pode misturar várias coisas como no “chili powder“. Pimentas comuns vão bem, como malagueta, dedo de moça e pimentão. De preferência misture um pouco de cada!!! Eu achei no supermercado uma bandeja de “pimentas ardidas” a R$ 2,00. Usei uma de cada, junto com uma malagueta! O ideal é usar pimentas frescas bem picadas, mas vi receitas utilizando pimenta em pó também. A quantidade deve variar um pouco com a sua valentia. Mas você verá que existem formas de contornar “um pouco” a situação no final.

Modo de preparo:
Deixe o feijão lavado por 12 horas de molho em água fria e depois cozinhe eles por uns 40 minutos. Se estiver com pressa, coloque logo numa panela de pressão (neste caso não precisa deixar o feijão de molho). O importante é tirar o feijão do fogo um pouco antes do ponto para ele cozinhar mais uns minutos junto com o chili.

Enquanto o feijão cozinha, refogue com azeite o cominho, tomilho, as pimentas e depois o alho e a cebola. Depois que a cebola dourar, coloque a carne e deixe ela cozinhar bem no meio do refogado. Junte o feijão, o molho de tomate e ponha sal a gosto.

Depois de mexer por uns minutos, experimente e veja como está. Se estiver muito forte, coloque cerveja pilsen para suavizar o gosto – e dar um sabor no chili também, claro! Eu coloquei uma lata de cerveja. Se você usar extrato de tomate, poderá variar entre água ou cerveja para diluir o extrato de tomate, quanto mais cerveja, menos ardido fica ou seu chili. Você terá de fazer isso a olho e aos poucos ir experimentando para ver como está.

Ao servir:
Sirva com arroz cerveja bem gelada e deixe bebidas por perto. A bebida não deixará a sua boca menos apimentada, dizem que ela apenas espalha a pimenta na boca. Se achar que poderá ter problemas, deixe miolo de pão por perto, que dizem que funciona melhor. Em todo caso… depois de secar a panela do chili, um sorvete de sobremesa tem um efeito que neutralizará totalmente o chili, mas em compensação… vai estragar o paladar para quem estiver tomando cerveja!

Bom, experimentem e depois me contem (não sobre os efeitos colaterais posteriores)

11 respostas

  1. Só um reparo.. Tal como especificado no link indicado para a wikipedia o “Chili Con Carne” é um prato: the official dish of the U.S. state of Texas.

  2. Vou esperimentar! Somos em 12 amigos! Vamos tentar fazer uma festa de aniversário temática mexicana.
    Tomara q dê certo! Valeu, abraços.

  3. Amei achar essa receita, pois tinha tanta vontade de fazer mas não sabia toda receita, tinha uma idéia.
    Tou com 57 anos, comi chili em Dallas,Tex. em 1968. Muito ” hot “

  4. uma questao de gosto exprimente mudar a cerveja por um copo de tequila para o tempero i para acompanhar a cerveja na refeiçao

  5. Excelente receita ! O segredo diferenciador do Chili esta na “pimenta!!!”. O jeito mais facil de acertar eh comprando um “mix” special para chili conhecido na America com Chili Powder. Quem nao conseguir achar ou quizer fazer o proprio mix, comece experimentando com pimentas da especie capsicum annuum, que sao as da familia da pimenta “Chili”, como a pimenta vermelha e cayenne – sempre em po – outras usadas sao pimenta ancho, pasilla e jalapeno. Quem quizer incrementar mais pode adicionar cuminho, oregano, po de alho e sal. Os mais exoticos podem adicionar tambem canela, cravo, noz-moscada, mace, tumerico e ate mesmo a ordinaria pimenta do reino. Comece a mistura com pequenas quantidades, sempre anotando as proporcoes e quando chegar ao ponto que quizer, faca uma boa quantidade para armazenar e presentear os amigos. Um detalhe: O “chili Powder” e originario da India e muito usado na cozinha tradicional Indiana. Outro detalhe interessante, o “Chili con Carne” como eh conhecido hoje em dia nao se encontra no dia a dia da mesa mexicana, a nao ser em alguns estabelecimentos orientados a turistas. Sua origem incerta eh tracada a regiao norte do Mexico (Tijuana, Chihuahua e Baja California) provavelmente criado pelos povos pobres da antiga regiao Tejana (Tejas = Telhas… das pobres casitas… soa como Texas em ingles (aha) – regiao que hoje pertence ao Texas, USA. Em uma festa com tema Tex-Mex, experimente tambem usar o seu Chile con Carne para fazer tacos e taquitos! (Viva el 5 de Mayo!) Eis uma dica especial para ser lembrada pro resto da vida: Para combater a ardencia de qualquer picante so mesmo produtos lacticios (leite, queijo, creme, sorvete)…coisa de enzima. Agua, cerveja, suco, etc..so serve para espalhar ainda mais a pimenta em sua boca. Adios amigos y Bon Provecho !

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress
%d blogueiros gostam disto: