Lendo no caminho

Uma vez que eu desisti de enfrentar o trânsito de São Paulo de carro e me rendi ao transporte público… 2 coisas interessantes aconteceram:

– Comecei a andar mais, algumas veses até de propósito. A resultado não é imediato e a barriga não diminuiu (pelo menos é o que a balança diz) mas a disposição melhora bem.

– Comecei a ler no caminho. O resultado é que voltei a ler quase tanto quanto no tempo da faculdade.

Comecei seguindo os conselhos do Larry Wall e li algumas coisas do Sr. Tolkien: “O Hobbit”, depois o “Senhor dos Aneis”, o “Silmarilion” e por fim “Contos Inacabados de Númeror e da Terra Média”. Vou dizer que o cara é fantástico. Dá para entender porquê tanta gente adulta gosta de jogar RPG. Parece haver um certo consenso entre os seus leitores: seus livros acabam muito rápido. Mesmo depois de ler umas 3 mil páginas em algumas semanas, devo dizer… parece que foi muito pouco…

Depois peguei para ler “O Universo Numa Casca de Nós” do físico Stephen Halking, que não consegui entender lá com muita precisão. Mas também não acho que me esforcei tanto. Cheguei a lembrar dos tempos em que comprava os primeiros números da revista “Super Interessante”. Cheguei a dar uma pesquisada no Wikipedia sobre Quarks e coisas do tipo. Mas parei por aí… teria de estudar muito ou beber muito para entender 10% de um capítulo com clareza.

Resolvi voltar a ler um pouco de literatura técnica, voltei ao “Livro do Camelo” decidido a mergulhar de vez em PERL e tornar a vida de DBA mais divertida… mas fiz uma pequena pausa no caminho…

Comprei ontem “Expressões Regulares, Uma Abordagem Divertida” do Aurélio Marinho Jargas. Já acompanho o Aurelio.net há algum tempo e aprendi shell script por lá, mas o livro é muito bom. Ainda não terminei tudo, mas com a visita do Papa, hoje ou amanhã no máximo termino. Realmente, um tema arisco como regex tratado com bom humor fica muito mais fácil. Uma obra realmente idispensável para programadores, sysadmins, DBAs e até arrastadores de mouse!

Já estou enfileirando alguns livros para as próximas viajens:
– Terminar de ler “Introdução a Bancos de Dados” do sr. Date (apesar do meu livro já estar uma edição atrasada);
– Algumas coisas sobre Oracle 10g e RAC;
– “Modernos Sistemas Operacionais” do Tanenbaum
– As 4 eras do Hobsbown (que estou devendo desde a época em que eu estudava Ciências Sociais);

Bom… isso deve me ocupar por um bom tempo, mas aceito novas sugestões!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s