O que é Software Livre?

Este texto foi escrito para explicar o que é Software Livre para pessoas com pouco contato com o universo da informática em novembro de 2006.

undefined

Software Livre são programas de computador que trazem algumas novidades em relação aos programas tradicionais que hoje são chamados de Software Proprietário ou Software de Código Fechado.

Imagine que você experimentou um maravilhoso bolo na casa de uma amiga. Você pode comer o bolo, mas não sabe como ele foi feito. Para saber como é feito, você precisa conhecer a receita. Os programas de computadores que utilizamos não são possíveis de se conhecer seu funcionamento pois eles estão numa linguagem que apenas os computadores podem entender. Para saber como o programa é feito você precisa do código fonte que é a receita criada pelo programador para construir o programa assim como para fazer o bolo você precisa da receita. Agora imagine que você queira levar um bolo para a sua casa igual ao que você comeu na casa de sua amiga. Bem sua amiga pode lhe dizer que vende para você um bolo igual, ou até faz outro para você gratuitamente. De qualquer forma você precisa negociar isso com a sua amiga que é “DONA” da receita do bolo. Agora, imagine que você queira o mesmo bolo com algumas alterações, você não quer que ele tenha a mesma cobertura. Se você não tem a receita você terá novamente que negociar com sua amiga ao invés de fazer o seu próprio bolo. O Software Livre, também conhecido como “Software de Código Aberto”, são programas onde você tem total acesso a forma como ele é feito, podendo alterar e copiar ele livremente. Ao invés de tentar criar novas receitas melhores que a dos outros, você pode adaptar e melhorar receitas já existentes. Ou então pode criar uma receita nova e receber sugestões de outras pessoas sobre como melhora-la.

Em fim, com o Software Livre é possível:

  • Utilizar programas por qualquer pessoa para qualquer fim.

  • Copiar e distribuir programas livremente

  • Ver como o programa é feito

  • Alterar como o programa funciona para atender a necessidades específicas.

A filosofia do Software Livre:

O Software Livre existe na forma como o conhecemos hoje devido a uma série de fatores históricos. Particularmente, dois marcos são fundamentais e caracterizam a sua existência atual: o projeto GNU e o Linux.

O projeto GNU foi criado pelo Sr. Richard Stallman que em 1984 e que se dedicou a criação dos primeiros softwares livres baseados num software proprietário chamado UNIX. Alem disso o projeto GNU foi responsável pela criação de um instrumento jurídico para garantir a liberdade deste software ao mesmo tempo que resguarda os créditos para os seus criadores. Este instrumento jurídico é a licença de Software conhecida como GPL ou “Licença Pública Geral do GNU”. Outras licenças foram criadas posteriormente baseadas na GPL e possuem pequenas diferenças entre si, porém todas elas garantem a liberdade de usar, distribuir e alterar o software livremente. As licenças de software livre tiveram impacto em outras áreas como as artes e hoje é possível utilizar licenças livres para textos, imagens, vídeos, músicas, etc.

O Linux foi criado em 1992 pelo Sr. Linus Torvalds e permitiu que todos os programas criados pelo projeto GNU funcionassem em um computador sem depender de nenhum software proprietário. A partir da criação do Linux e seu licenciamento pela GPL o Software Livre ganhou um grande impulso e milhares de programas novos foram criados em todo o mundo. A grande novidade do Linux foi a forma como ele foi desenvolvido. Linus Torvalds não é o único desenvolvedor do Linux. Ele pediu a colaboração de outras pessoas através da Internet e hoje conta com a ajuda de milhares de programadores em todo o mundo que trabalham num esquema muito bem organizado de trabalho. O trabalho colaborativo é marca fundamental no software livre onde empresas, governos, estudantes, usuários e programadores, interagindo para criar algo benéfico para todos.

Com estes dois componentes, as licenças livres em oposição às patentes e às licenças proprietárias, o trabalho colaborativo em oposição a competição são marcas fundadoras do Software Livre. Estas marcas tem levantado novas perspectivas para a sociedade atual, mostrando mesmo num mundo de negócios bilionários é possível criar alternativas mais humanas, onde o interesse da sociedade esteja acima de interesses particulares. Além disso o software livre reafirma o direito ao conhecimento como algo universal e acessível a todos através da educação.

Vantagens do Software Livre.

  • Independência tecnológica: você não é obrigado a comprar software de determinado fornecedor.

  • Desenvolvimento local: ao invés de pagar por licenças de uso de software a empresas estrangeiras, podemos investir em profissionais contratados em nossa própria região.

  • Flexibilidade: com acesso ao código fonte o software pode ser alterado e melhorado segundo as necessidades de cada um.

  • Segurança: com o acesso ao código fonte, milhares de programadores podem verificar se o programa possui falhas de segurança.

  • Deslocamento do custo: como não é preciso investir em licenças de uso para o software

BOX:

Algumas alternativas livres a alguns softwares proprietários.

Software Proprietário

Software Livre correspondente

Microsoft Office Word

Openoffice.org Writer

Microsoft Office Excel

Openoffice.org Calc

Microsoft Office Power Point

Openoffice.org Impress

Microsoft Office Access

Openoffice.org Base

Adobe Photoshop

Gimp

Corel Draw

Inkscape

Adobe Page Maker

Scribus

Microsoft Internet Explorer

Mozilla Firefox

Microsoft Outlook Express

Mozilla Thunderbird

Microsoft Outlook

Evolution

MSN, ICQ, IRC

Gaim

Microsoft Paint

Tux Paint

Adobe Acrobat Reader

Xpdf


Software Livre não é Software Grátis!!!

Uma confusão comum entre os que acabam de conhecer o Software Livre é achar que Software Livre é a mesma coisa que software Grátis. Isso não é verdade. Não há nada que impessa alguém de copiar um software livre, distribuí-lo e cobrar por isso. De fato muita gente faz isso, uma vez que é cômodo utilizar um CD ou DVD com uma porção de programas ao invés pega-los através da Internet. Veja que mesmo a conexão com a Interntet tem custo. Além disso, existem outros custos como o custo do aprendizado. Aprender a mexer em novos programas demandam tempo de estudo e adaptação. Além disso, todo usuário de informática sabe o quanto é importante ter um suporte técnico adequado a mão. Como você pode ver, tudo tem um preço, apesar de ser obviamente menor que no caso do uso de Softwares Proprietários.

Para saber mais:

Projeto GNU: http://www.gnu.org/home.pt.html

Projeto de Software Livre do ABCD: http://psl-abcd.publicolivre.org.br

Notícias sobre Software Livre: http://www.br-linux.org

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress