Esqueça a Microsoft quem vai dominar o mundo é o Google!!!


Já houve o tempo em que se pensava que a Microsoft iria dominar o mundo. Mesmo com sua política agressiva de patentear quase tudo que encontra a sua frente, retardando o avanço da tecnologia com patentes do IPv6 e XML. Mesmo superando os processos anti-trust, a Microsoft viu-se perdida para sempre. As ações da Microsoft são sustentados pela venda de caixinhas com softwares que estão sendo rapidamente superados por software livres. É um caminho sem saída para este modelo de negócios baseado na venda de licenças.

Empresas como o UOL e AOL que ganham com o acesso a Internet e a conteúdo também estão com seus dias contados. Com a inclusão digital em massa, será uma questão de tempo até que chegaremos finalmente em 1984. A dominação virá pelo acesso privilegiado a informação, não sobre a bolsa de valores ou sobre os últimos acontecimentos políticos ao redor do mundo. A informação valiosa agora recai sobre nós! Nosso hábitos, costumes e predileções são as informações valiosas. Como pensamos, nossas opiniões, tudo está na Internet! E quem é o melhor agregador de toda esta informação? Não é a Microsoft, é o Google. O Google tem um toque de midas que transforma em ouro tudo o que toca. Em troca de permitir a colocação de alguns poucos anúncios no canto de uma página na Internet, ela oferece serviços da melhor qualidade, capaz de desbancar qualquer um.

– Primeiro vem o melhor serviço de busca do mundo, o www.google.com . Este carro chefe além de ser rápido e eficiente, possui um cache de boa parte dos sites do mundo todo. É quase como se eles tivesem uma cópia da internet em seus servidores.
– Depois veio o Gmail, com 1GB de espaço livre e uma ferramenta web fácil e poderosa. Hoje são 2,5GB de espaço disponíveis para cada conta de email que você criar no Gmail!!!
– O Orkut que fez sucesso inesperado guarda toda a sua rede de contatos, grupos de áreas de interesse e outras informações pessoais. Apesar de lento, o Orkut já está sendo completamente reescrito para resolver este problema, e notem que ele já está se integrando com o Gmail.
– O Google News surge como mais um site de notícias, com informações em diversas linguas.
– O Google Desktop transforma seu computador numa área indexável pelo sistema de busca do google, com uma barra lateral no seu desktop o círculo começa a se fechar.
– No seu navegador de Internet o Google registra todos os sites que você visita e cada clique que dá, você decididamente não está sozinho.
– Com o google maps, suas coordenadas, satélite e tudo o mais viram uma brincadeira de criança, e suas informações passam a ter endereço certo!
– Com o Blogger tudo o que você escreve começa a fazer sentido. Não pense que tudo não é devidamente catalogado! É só ficar de olho nas propagandas que são muito bem direcionadas ao conteúdo do seu blog!
– O Google Talk apareceu para concorrer com o MSN. O detalhe é que o Talk se integra com o Gmail e usa o Jabber como protocolo.

Ou seja usa padrões abertos e software livre. A excessão que era o Orkut feito com o .net está sendo convertido para phyton que é a linguagem mais usada no Google. Todos os servidores usam software livre nos seus sistemas operacionais. Eles possuem um cluster com zilhões de nós e uma capacidade de processamento brutal que suporta suas aplicações que funcionam maravilhosamente bem!

Agora o Google também está querendo oferecer acesso a internet sem fio de graça para todos e ainda está montando uma gigantesca rede de fibra ótica! Para que? Para montar uma Internet a parte, uma rede mais eficiente que a própria Internet. Um detalhe interessante é que na China, eles estão ajudando o governo a criar um feito inédito: controlar a Internet!!! Isso mesmo, o governo chines encomendou uma forma de controlar tudo o que é postado e acessado na China!!! Parece impossível, mas lá está o Google (com ajuda da Microsoft, é claro).

Alguns poderão dizer que muitas das ações do Google também são encontradas na Microsoft, como o MSN, o Hotmail e por aí vai! No entanto, a qualidade do serviço é muito diferente, e a filosofia de desenvolvimento também. O Google oferece serviços em troca de espaço de comercial, a Microsoft ainda vende licenças! A Microsoft tenta patentear tudo quanto é tipo de conhecimento, enquanto o Google usa o melhor do que existem em termos de Software Livre!

Bem, quem não estiver convencido, dê uma olhada nestes links:
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2460
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2582
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2560
http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2535

e por fim, se quiser ver uma brincadeira mais interessante, veja o EPIC:
http://mccd.udc.es/orihuela/epic/

O Google tem ainda o mérito de ter adotado uma política razoavelmente limpa e transparente. O Google consegue sobreviver sem estorquir o internauta, ele apenas oferece publicidade extremamente direcionada para seus patrocinadores. O Google faz muitos crerem que em pouco tempo todo o microcomputador estará resumido em um navegador conectado ao Google. Esta é uma aposta que a microsoft certamente não esperava! Agora o Google se vê dona de um poder colossal cada vez maior. Um poder cobiçado por muitos e que não temos a menor idéia de se já é ou será utilizada para fins não pacíficos!

A história nos mostrará! Eles sabem onde estou, eles vêem minha correspondência e minhas conversas, eles sabem sobre o que eu escrevo, sabem o que eu leio! Eles conhecem meus amigos, onde moro e onde trabalho.

Cuidado, o Google está entre nós!!!

Compartilhe

Você pode gostar

Sobre minha saída da Timbira

Há 14 anos, durante o PGConf.Brasil 2009, lá na UNICAMP em Campinas/SP, 4 pessoas se reuniram e idealizaram a criação da primeira empresa dedicada exclusivamente

Split brain

Já tem algum tempo que eu pensava em fazer isso e chegou a hora. Este blog vai se dividir em 2 partes a partir de

plugins premium WordPress