Posso usar o PostgreSQL 9.5 em produção hoje?

postgresql-logo

Hoje me perguntaram se a versão do postgres 9.5 lançada ontem já pode ser colocada em produção. A resposta correta é “depende”, como todo bom consultor irá dizer, para praticamente qualquer pergunta que você fizer. Vamos aos fatos:

  • As versões X.Y.0 são testadas pelos desenvolvedores e entusiastas durante o desenvolvimento e particularmente durante o lançamento do Release Candidate. Se após o lançamento do RC nenhum bug for encontrado durante os testes a versão é liberada. Isto significa que o PostgreSQL só libera uma nova versão quando todos os bugs encontrados são eliminados.
  • Preste atenção na frase anterior… falamos de “bugs encontrados”. Sabe como é… por mais que você teste, sempre passa alguma coisa. E durante toda a vida de um software, sempre haverão novos bugs descobertos, ainda mais quando se tratar de um software grande e complexo como um SGDB. É por isso que periodicamente são lançados patches com correções para os erros e vulnerabilidades encontradas com o tempo.
  • Lançada a versão X.Y.0, as pessoas em geral saem da fase de testes e passam para a homologação, onde o SGDB é colocado em um ambiente mais parecido com a produção possível e onde usuários passam a testar a base. Esse processo costuma levar algumas semanas ou meses.
  • Sistemas periféricos, mais simples ou menos críticos, costumam serem migrados primeiro. Os demais sistemas costumam aguardar pelo menos a liberação do primeiro patch de correção, ou seja, o 9.5.1 para que as pessoas se sintam mais confiantes em migrar.
  • Algumas empresas só migram versões com mais de um ano de existência. Com o Oracle, é comum pularem as versões .1, como o 9.1, 10.1, 11.1 e atualmente o 12.1 . Isso não é à toa, parece que as versões, .2 são muito mais estáveis. As versões 10.2 e 11.2 por exemplo, eram visivelmente mais maduras que suas antecessoras.
  • Um ponto fora da curva que deve ser notado: se uma nova funcionalidade fizer muita diferença para o seu negócio. Você pode optar por migrar mais rápido para uma nova versão para obter uma vantagem importante. Neste caso, é preciso ter uma equipe experiente e que tenha noção dos riscos envolvidos. Claro que se você tiver suporte adequado, isso se torna menos doloroso e você será capaz de reagir mais rapidamente, caso contrário, será que vale o risco?

1 pensamento em “Posso usar o PostgreSQL 9.5 em produção hoje?”

Dúvidas, sugestões, críticas, comentários e cervejas são bem vindos!!!